a relíquia - the beatles



relíquias. todos temos os nossos pequenos tesouros, seja aquele LP que os nossos pais gentilmente nos cederam (que é o mesmo que dizer que lhes tirámos sem sabermos), seja o primeiro presente do primeiro/a namorado/a, ou mesmo aquela colecção interminável de bilhetes de concertos que vamos juntando com orgulho. uns mais que outros, tornam o conhecimento das suas bandas em grandes relíquias, desde memorabilia, a visitar quase todos os sítios que as suas bandas preferidas pisaram, ou mesmo lendo e vendo todos os documentários sobre o assunto. devo admitir que gosto de me enquadrar neste grupo, no entanto, acho que o conhecimento nunca é o suficiente e estou sempre em constantes buscas por saber tudo, detalhe a detalhe sobre o que aconteceu (especialmente porque existem sempre várias versões para o mesmo acontecimento). 

e tendo este tema todo em consideração, quero gentilmente criar mais uma espécie de conteúdo para adicionar  a este blog que tento manter updated todos os dias, mas mais importante, que adicione informação útil às nossas cabeças sem grandes complicações. tendo isto em conta, quero abrir a rubrica "a relíquia". o que é que isto significa? portanto, significa que todas as semanas iremos escolher uma banda (juntamente com o recente colaborador do blog, o ricardo) e, durante essa semana iremos apresentar as relíquias das bandas a nível meramente musical. o que é que isto inclui? sem estabelecer grandes limites, diria que a sua maioria consistirá em b-sides, músicas que não estão incluídas nos álbums, bonus tracks que às vezes só aparecem em certos países (as versões japonesas estão cheias delas), covers ou mesmo quem sabe, aquela música menos conhecida da banda que achamos que está under.rated mas que constitui um tesouro a ser explorado. 

devo confessar que é um dos meus pontos fracos a nível de conhecimento das minhas bandas preferidas (exceptuando muse) e, portanto tenciono pôr música que nem sequer eu conheço, o que me faz obrigar a ouvir quase todos os b.sides e fazer uma selecção dos melhores. não sei se haverá disponibilidade para diariamente publicar uma b.side da banda dessa semana, mas iremos tentar. 

*

e, quem melhor para começar esta rubrica que os beatles? 

começo então por apresentar a música que fez b.side da famosa help!:





após ouvir esta música, sente.se definitivamente a influência assumida por paul mccartney de little richard. paul chega até a afirmar que quis criar a sua versão do estilo de little richard, especialmente no que toca à maneira de cantar, dando aquele puxão extra à sua voz. apesar de ser um b.side, esta música poderá ser bastante conhecida por alguns, especialmente tendo em consideração que costumavam tocá.la ao vivo (podemos ver aqui no vídeo algumas imagens por exemplo do mítico concerto no estádio shea em agosto de 1965, nos e.u.a.). 

duas curiosidades sobre esta música: foi a primeira música em que john lennon tocou qualquer tipo de keyboard e, esta foi a primeira música gravada pelos aerosmith, constituindo assim a sua demo.

por último, escolhi esta música devido ao seu lado rock n' roll que eu tanto adoro que paul mccartney toque como fez na minha música de top3 de sempre, a helter skelter. apesar de preferir a fase de evolução e contemplação do pyschadelic rock, achei que esta música para além de ser viciante, tinha soul suficiente para se diferenciar dos outros b.sides. 

para que não haja qualquer dúvida relativamente às funções dos fab four na música:

paul mccartney: vocals, bass
john lennon: backing vocals, rhythm guitar, organ
george harrison: backing vocals, lead guitar
ringo starr: drums, bongos


Sem comentários: