a relíquia - the beatles II








após um b.side criado por paul mccartney, a relíquia regressa com old brown shoe, criação de george harrison e b.side para a música "the ballad of john and yoko". conhecida pela sua controvérsia relativamente ao autor do baixo na música, que tem sido creditada a paul mccartney mas que george harrison confessou na revista creem ser da sua autoria, dizendo que apenas transpôs o seu tocar de guitarra para o baixo.
instrumentalmente, é também uma música curiosa visto que foi criada a partir de uma brincadeira de harrison com o piano, instrumento que ele não tocava mas que utilizou como inspiração para escrever a música. 

relativamente à inspiração em termos líricos, diz.se (não vi qualquer referência que citasse palavras de harrison) que esta música é uma demonstração da inspiração espiritual oriental pelo qual harrison ficou conhecido (algo que está em foco no documentário por martin scorcese - living in the material world). a construção é feita a partir de palavras opostas, que foi a sua ideia inicial e, em vez de contar uma história a música retrata a lição que a espiritualidade oriental lhe ensinou: que devemos deixar as coisas materiais para trás e focarmo.nos no nosso lado espiritual. a utilização de palavras de sentidos opostos demonstram o balanço que tantas vezes é fomentado na espiritualidade oriental: o certo e o errado, cima e baixo, amor e ódio, entre outras. a utilização desta "técnica" na escrita da canção tem também como referência nos beatles em "hello goodbye" por paul mccartney. 

para uma versão mais polida da música, deixo aqui a versão da mesma que aparece no anthology 3.






Sem comentários: