margin call (2011)



margin call
107'

ano: 2011
realizador: j.c. chandor
imdb: 7,2













crise. aquela palavra que ninguém quer ouvir, mas que toda a gente já acorda e mete.a na carteira e espera que ela não devore todas as possibilidade que um dia pode ter. no entanto, j.c. chandor, realizador estreante a nível de filmes, apresenta.nos margin call, um filme que apesar de tudo, surge.nos com performances espectaculares, de um cast que nos deixa com água na boca à frente do poster. 

em termos de enredo, o filme foca.se nas 24 horas que antecederam o colapso financeiro de 2008, dentro de uma firma incógnita, que se apresenta na mesma situação que a lehman brothers e, onde os quadros superiores da empresa decidem tomar as decisões necessárias para sobreviverem financeiramente. apesar de ser um enredo que nos permite entender o que se passou e o que provocou a crise que percorreu o mundo, a história explora o lado humano da história, ou seja, é feita uma análise comportamental das pessoas que tomaram as decisões nesse dia. tendo isto em consideração, podemos observar neste filme os jogos de poder, as hierarquias e como estas funcionam, especialmente quando pessoas importantes deixaram as coisas correrem mal, apesar de já estarem informados sobre a situação há sensivelmente um ano. 
outro facto realmente interessante, para além dos jogos de "cintura" feitos no topo para desenrascar a situação a seu favor, vê.se um outro lado de wall street, em que jornais como the new yorker, the new york times e o the guardian, aplaudiram a interpretação por parte do realizador: enquanto que na maioria dos filmes vemos o caos e o pânico instalado, margin call traz.nos a realidade de que quando as coisas ficam más, é o silêncio que se apodera juntamente com os murmúrios. 

no entanto sem dúvida que o trunfo do filme reside nos seus actores que incluem a performance fantástica de kevin spacey, o regresso de paul bettany, a representação do culminar do topo deste tipo de empresas com jeremy irons, zachary quinto como o jovem engenheiro que representa a complexidade presente nas estratégias de trading, penn badgley num papel que transmite a perspectiva de muitos jovens que entram no ramo, simon baker que afasta.se totalmente do seu mentalista e demi moore. todo este elenco contribui para um dos melhores filmes deste ano e para uma melhor percepção da pessoa comum sobre o que acontece em wall street. 


RATING: 4/5

Sem comentários: