a relíquia - the beatles III

sendo este o último post referente aos beatles nesta rubrica, tinha que enfatizar o sentido da palavra relíquia e, apesar do facto de tudo o que o que os fab four tenham tocado se tenha tornado em ouro, existe outra propriedade da palavra que quis explorar: o grau de antiguidade.

tendo isto em consideração, não irei pôr apenas uma canção, mas o primeiro record gravado pelos the beatles, que então ainda se chamavam the quarrymen e que gravaram duas canções: a primeira, uma cover de buddy holly "that'll be the day" e a segunda, a primeira original da banda "in spite of all the danger". 

o record foi gravado em julho de 1958 num quarto que tinha sido adaptado para utilização como estúdio na casa de percy philips e que custou o que hoje seria aproximadamente 87,5 pences. nesta altura a banda era constituída por john lennon, paul mccartney, george harrison, colin hanton e john "duff" lowe. curiosamente, a banda na altura não tinha o valor total para pagar do aluguer do "estúdio" por isso percy philips manteve  a gravação até pagarem o valor total. igualmente curioso, é a banda ter decidido que cada um dos membros iria ficar uma semana de cada vez com a gravação. primeiro john, depois paul mccartney, george harrison, colin hanton e por fim duff lowe (de certa forma podemos observar a hierarquia da banda na altura) que a manteve numa gaveta até ao ano de 1981, ano em que paul mccartney decidiu recuperá-la.


   
 
      


encontrei também um artigo na revista NME sobre os records mais valiosos de sempre e, para além desta gravação estar no top 10, está duplamente presente. está presente no primeiro lugar, com um valor estimado de 100,000 libras e, em segundo estão as 25 únicas cópias que foram feitas desta gravação, quando paul mccartney a recuperou, valendo 10,000 libras cada uma. 

e em tom conclusivo d' a relíquia dos beatles, aqui ficam as suas duas primeiras relíquias: 







Sem comentários: