pray the devil back to hell (2008)

pray the devil back to hell
72'

ano: 2008
país: libéria
realizador: gini reticker
imdb: 7,5


um dos documentários do qual tinha visto bastantes recomendações, sendo considerado um dos melhores documentários do ano de 2008 e, tendo ganho relevo pelo facto de reportar a luta da mais recente vencedora do nobel da paz, leymah gbowee. 

recentemente vi a sua entrevista no daily show (em baixo) com o jon stewart e deu.me o impulso que necessitava para me pôr a ver o documentário. não retirando valor da violência dos acontecimentos, este não é um documentário que nos deixa com a boca aberta e com as lágrimas nos olhos, que nos faz parar o coração com violência. o documentário foca.se maioritariamente no movimento feminino que levou à resolução dos conflitos e, da luta pela democracia. no entanto, são apresentadas histórias de violência pelas vozes de algumas mulheres que constituíram o movimento e que são auxiliados por algumas imagens dos conflitos. 

na minha opinião, este é um daqueles documentários que fomentam o valor da democracia e da importância que um grupo de cidadãos pode ter na concretização de medidas que afectam milhões de pessoas. adicionalmente, constitui uma fácil instrução sobre o que se passa pelo mundo, em realidades diferentes da qual coexistimos e, num tempo acessível para qualquer pessoa ver. 

RATING: 3.5/5


*



Sem comentários: