la piel que habito (2011)



la piel que habito
117'

ano: 2011
país: espanha
realizador: pedro almodóvar
imdb: 7,7








e, mais uma vez pedro almodóvar garante um filme de qualidade e, mais uma vez, me surpreende com mais um filme para adicionar aos meus favoritos e, relativamente ao seu reportório garante um segundo lugar a seguir ao meu querido "mala educácion" que para mim garante um lugar cimeiro nas minhas escolhas cinematográficas. 

o filme apresenta o dr. robert ledgard, um brilhante cirurgião plástico que cria um tipo de pele sintético que pretende proteger a o ser humano de ser queimado, picado, entre outras coisas. no entanto, a sua prática levanta uma questão ética que não o permite consagrar a sua criação: dr. robert tem vindo a comprovar este método através da experimentação num ser humano. tudo até aqui, parece ser tudo menos um filme de pedro almodóvar e é nesse ponto que o filme dá a volta e, revela o génio do realizador num twist que torna este filme uma obra-prima, que talvez não fosse eu tão fã de mala educácion, este seria o seu melhor filme. 

ao longo do filme, pedro almodóvar vai "levantando" camada por camada vera, o objecto de experimentação interpretado por elena anaya. no entanto, o que está por baixa de toda a camada sintética utilizada como artefacto científico, é uma mera protecção que revela a descontrução de uma obsessão do próprio médico, em tragédias passadas que levaram a este presente que nos é apresentado no trailer. 

a habitual fragmentação do ser por almodóvar é algo que na opinião o torna um realizador excepcional e, que nos traz o melhor cinema mas acima de tudo, nos tenta demonstrar a essência e a (in)capacidade do próprio ser humano. nos seus filmes, não existe certo ou errado, existem situações que levam pessoas a agirem de uma certa forma, de acordo com o seu background pessoal que os tornou nas pessoas que são no seu presente. mais que a sétima arte, é a psicologia comportamental, uma psicanálise feita às suas personagens, para percebermos como é que nos construímos. 

antonio banderas, pela quarta vez num filme do realizador, no entanto, uma parceira que há muito não via frutos, tendo em conta que o seu último filme juntos foi em 1990, em átame (que infelizmente ainda não tive o prazer de ver). é extremamente interessante ver a ruptura entre o actor em mujeres al borde de un ataque de nervios e agora, 23 anos depois em la piel que habito. neste filme, vemos um excelente actor, fora das magias hollywodescas e, a mostrar o porquê da sua reputação como um dos melhores actores da arte cinematográfica. quanto a elena anaya, apresenta.se em destaque, com uma prestação bastante interessante e, encarnando uma personagem extremamente intrigante. 

é sem dúvida, um must see, mesmo para quem não aprecia pedro almodóvar.

RATING: 5/5

Sem comentários: