my week with marilyn (2011)


My Week with Marilyn Poster

my week with marilyn 
99'

ano: 2011
realizador: simon curtis
starring: michelle williams, eddie redmayne & kenneth branagh
imdb: 7,3












em tom pre.oscariano, temos my week with marilyn que se apresenta na corrida para o oscar em duas nomeações: best actor in a supporting role e, numa das categorias mais difíceis de eleger este ano, best actress in a leading role. em relação a este filme, devo confessar ter um interesse antecipado pela figura icónica de marilyn monroe, visto nunca ter visto um filme biográfico, no entanto, tal como david parfitt, o produtor do filme, pensou: o que é que faltava dizer sobre marilyn? curiosamente, em tom de curiosidade, vi o pilot da nova série "smash" e, decidem criar um musical sobre marilyn monroe, e fazem exactamente a mesma pergunta.

e com esta pergunta surge my week with marilyn, que apesar de ser o centro do filme, foca.se no impacto que ela tinha sobre as pessoas, ou seja, "foge" de um papel introspectivo sobre o ícone americano. a história passa.se a partir da visão de colin clark, um rapaz apaixonado pelo cinema que torna.se assistente num filme inglês em que marilyn é a protagonista. no entanto, a história traduz o que aconteceu na realidade durante as filmagens do filme "the prince and the showgirl" de 1956, algo que foi transposto para dois livros pelo próprio colin clark e, agora adaptado por simon curtis. 

em termos da história, não a considero fantástica, mas é bom ver marilyn monroe numa outra perspectiva não tão focado no seu caso com o presidente ou mesmo nos comprimidos. apesar de incluir estes últimos e o seu lado flirty, o filme foca na sua relação com a profissão, as suas falhas, o seu desenvolvimento das personagens que interpretava, a procura por reconhecimento dos outros e, todo um conjunto de comportamentos que derivavam em situações de instabilidade emocional. a reprodução da época está fantástica e a fotografia divinal, com grandes planos de michelle williams numa das suas melhores prestações senão a melhor. 

michelle williams, nomeada esta noite para o oscar, no entanto não aposto o seu nome, porque também fiquei fascinada com o papel de meryl streep em iron lady e, seria sem dúvida, a minha escolha deste ano. mas voltando ao filme em questão, penso que a prestação de michelle é fantástica apesar de ter duvidado desde que ouvi falar desta produção, da sua compatibilidade. mas provou.me o contrário e, o seu nível de expressividade, o rollercoaster de emoções, a maneira de andar, até de falar e os tiques, complementam de tal forma, que perdemos qualquer fio de conexão entre esta representação e todos os filmes que já vimos da actriz. 

em jeito conclusivo, aconselho a quem não queira um filme que exija muita atenção e prefira algo leve, mas extremamente bonito e intenso, tal como miss monroe. 

RATING: 3,5

Sem comentários: