extremely loud & incredibly close (2011)



extremely loud & incredibly close
129'

ano: 2011
realizador: stephen daldry
starring: thomas horn, sandra bullock, max von sydow & tom hanks
imdb: 6,6












nomeado para os óscares de melhor filme do ano e melhor actor num papel secundário, extremely loud and incredibly close estreia amanhã nas nossas salas. contando com tom hanks e sandra bullock em pequenos papéis, o protagonismo é envolto na personagem de thomas horn, oskar, uma criança extremamente obcecada por detalhes e métodos. a história desenrola.se a partir da morte do pai de oskar, interpretado por tom hanks, uma das vítimas do ataque ao wtc no 11 de setembro. durante toda a sua infância, oskar tinha sido ensinado pelo pai diversos métodos de investigação, que incluíam aventuras que iam avançado de acordo com a descoberta de pistas que permitiam avançar para a solução. após a morte do pai, oskar encontra um pequeno envelope com a palavra "black" e uma chave lá dentro. o filme consiste na procura de oskar pela fechadura daquela chave. 

o filme tem sido bastante criticado pelo que andei a vasculhar e fala.se bastante de um extremo oportunismo do 11 de setembro, no entanto, apesar de não ter gostado muito do filme, acho que é puxar a corda em algo que para mim representou uma ínfima parte do filme. primeiro, este acontecimento permite a causa da morte do pai não ser lógica, o que é algo que interfere bastante com oskar, que tem indícios de asperger, o que faz com que racionalize tudo de forma a que compreenda o que acontece. segundo, uma das coisas mais marcantes na personagem de oskar, foi o facto de o pai ter telefonado quando o ataque aconteceu e, ele ter ouvido as mensagens em tempo real, algo que se desenrola mais para o fim do filme. 

para mim o principal problema é a personagem de oskar, que irrita.nos até à essência do nosso ser, visto que vemos da sua perspectiva todas as coisas que o enervam e todos os seus mecanismos lógicos. faz parte do filme, quase necessariamente, no entanto, consegue moer o cérebro. 


RATING: 3/5

Sem comentários: