o mundo das marcas




apesar da omnipresença da coca-cola nas nossas vidas, a marca não é só uma referência mas foi efectivamente uma das primeiras a conceptualizar o que hoje conhecemos por marca. 

uma das coisas que achei interessante, enquanto lia uma breve iniciação à história das marcas, foi o facto de os primeiros produtos a serem realmente marcas e a utilizarem publicidade, foram os produtos farmacêuticos. na altura, inclusivamente, publicitavam curar cancros, tuberculose e, todos aqueles males que hoje em dia, como pessoas informadas consideramos ridículo. no entanto, ao utilizarem tais métodos, foram os primeiros a aperceberem.se do valor de técnicas de marketing utilizadas hoje em dia como slogans, logótipos, marcas registadas, endorsements de celebridades, entre outros. 

quanto à coca-cola, acho interessante revermos ou vermos pela primeira vez o primeiro anúncio da coca-cola que se focavam maioritariamente em texto e, promovia a cura de enxaquecas, melancolia e histeria. também bastante interessante, a prescrição do produto vem de um químico. 

a título de curiosidade, no início da década de 90 do século XIX, a coca-cola decidiu retirar as suas propriedades curativas e assumir.se como aquilo que se assume para grande parte da população actual: "uma bebida deliciosa e refrescante". 

Sem comentários: