álbum da semana - sgt. pepper's lonely hearts club band (1967)


álbum da semana


the beatles
sgt. pepper's lonely hearts club band (1967)



side one
1. sgt. pepper's lonely hearts club band
2. a little help from my friend
3. lucy in the sky with diamonds
4. getting better
5. fixing a hole
6. she's leaving home 
7. being for the benefit of mr. kite

side two
1. within you without you
2. when i'm sixty four
3. lovely rita
4. good morning good morning
5. sgt. pepper's lonely hearts club band (reprise)
6. a day in the life


*

esta semana, um dos meus álbuns preferidos da minha banda preferida, sgt. pepper's lonely hearts club band. um álbum que marcou a história dos the beatles mas acima de tudo, um álbum marcante na história da música, mais especificamente naquilo que hoje conhecemos e temos como garantido: o pshycadelic rock.

em termos da história dos beatles, o álbum surge após a banda ter decidido que não iria fazer mais tours e, consequentemente cada um dos membros decidiu dar algum tempo para a sua vida pessoal. john lennon participou no filme "how i won the war", paul mccartney juntamente com chris martin compôs música para o filme "the family way", ringo starr aproveitou a sua família e fez companhia também a john lennon em espanha na filmagem do seu filme, mas talvez a pessoa cuja pausa mais influenciou o álbum foi george harrison, que usou esse tempo para ir à índia e continuar a trabalhar com ravi shankar (para qualquer pessoa que viu o living in the material world por martin scorcese reconhecerá) nos ensinamentos espirituais e dos instrumentos da cultura indiana. curiosamente, da maneira que é explicado, parece ter sido uma daquelas pausas que hoje em dia as bandas fazem de dois ou três anos, mas neste caso estamos a falar de apenas dois meses (não nos podemos esquecer que a existência da banda foram apenas 10 anos de trabalho, apesar de parecer muito mais que isso pelo impacto e pelo número de álbums criados).

relativamente à história da música, o álbum não foi só um dos pioneiros no psychadelic rock mas também um dos pioneiros em diversas técnicas de produção. desde a sua experimentação com novos instrumentos desde modificadores de tons para voz e guitarra como também a introdução de instrumentos indianos na música ocidental. um dos elementos principais e que mais me surpreendeu ao ver a "desconstrução" do álbum, foi a utilização do sistema de multi-tracks, que para além de ser algo de novo para mim (assumo.me como leiga nestes assuntos), foi extremamente importante ver como foram construídas as músicas. a inovação neste álbum por parte dos beatles neste sistema, foi o aglomerado de várias pistas numa só que permitia adicionar diversas layers à música. em cada música irei mencionar pistas que achei interessantes e extremamente surpreendentes que se calhar ao ouvir a música não conseguimos distinguir todos os sons que a constituem.

quando a banda voltou a abbey road, a primeira música experimental para o álbum, foi strawberry fields que john lennon escreveu. nesta música, é clara a utilização dos métodos acima mencionados e assim foi criada a direcção para o álbum sgt peppers, uma possibilidade de criação de algo novo e diferente do que já tinham feito e, em que o processo não estava dirigido ao público, mas sim a eles próprios. após a conclusão da master de strawberry fields, paul mccartney tinha escrito penny lane, no seguimento da música de john lennon.  ambas músicas retratavam dois locais da sua infância e adolescência, descrevendo não só as localizações (como tão facilmente se vê em penny lane), mas acima de tudo procuravam descrever a altura a nível temporal da sua vivência. e, a partir daqui surgiu um conceito central para o álbum: transportar e descrever a sensação daquele sítio mágico, não directamente de infância, mas como o magic playground, algo que é sem dúvida resultante da escapatória da altura, as viagens psicadélicas do mundo dos alucinogénos. no entanto, apesar de retratar a altura é importante não assumir os alucinogénos como carácter central e razão explicativa de todo o álbum, que foi o que a crítica acabou por fazer na altura.
no entanto, strawberry fields e penny lane foram lançados como um double single em vez de parte integrante do álbum (mais tarde seriam adicionadas ao álbum magical mystery tour).

o álbum começa com a música rock n' roll de paul mccartney com o mesmo nome do álbum sgt. pepper's lonely hearts club band, caracterizada pela voz a puxar pelo rock de paul e aliada a um conjunto de tracks que aglomeram aplausos e trompas. curiosamente, dias após o lançamento do álbum, jimi hendrix fez a cover desta mesma música, que podem ouvir aqui.


with a little help from my friends, apresenta.se na voz de ringo starr com uma letra simples e doce (a versão de sean lennon, ainda pequenino, é qualquer coisa de amoroso). normalmente, john e paul escreviam uma música para que ringo fosse o vocalista, neste caso realmente ringo interpretava "what would you think if i sang out of tune? (...) gonna try with a little help from my friends." e, ele bem precisou da ajuda de paul para conseguir interpretar a música, devido à sua falta de confiança em fazer de vocalista.

de seguida uma das músicas mais míticas dos beatles e uma das mais polémicas do álbum: lucy in the sky with diamonds. uma música interpretada por john lennon cuja crítica atacou por ser uma música sobre as drogas utilizadas na altura. no entanto, os membros da banda contaram a história (o que não mudou o pensamento da crítica) de que tinha sido julian, o primeiro filho de john lennon, que fez um desenho cujo nome era "lucy in the sky with diamonds". no entanto, o videoclip e mesmo a letra facilmente assumem o impacto que as drogas tiveram na mente de john lennon.

aqui fica o desenho de julian:





paul mccartney canta getting better, uma música optimista que revela os traços mais rock n' roll e pop que paul mccartney trazia à banda e, em certas alturas podemos ter um pouco dos instrumentos indianos tocados por george harrison. 

fixing a hole, é para mim a música mais fraca do álbum, uma música simples, "alegre" proporcionada por paul mccartney. a melódica she's leaving home surge com a voz de paul mccartney em destaque e, john lennon no refrão a contrapôr. esta é uma das poucas músicas em que nenhum dos beatles contribuiu para a parte instrumental. 

john lennon inspira.se num poster que comprou numa loja de antiguidades (em baixo) para escrever a música being for the benefit of mr. kite!. para criar esta música john lennon queria toda a atmosfera de circo, para atingir isto, utilizou faixas com sons de órgãos, barulhos de feiras, acordeões, a música de circo, que no seu conjunto contribuía para um barulho de fundo que funcionava e reproduzia toda essa atmosfera. 




surge então a música de george harrison com as suas influências indianas em within you without you, que para mim é uma das minhas músicas preferidas do álbum. george harrison aliou os instrumentos orientais e instrumentos ocidentais, como também criou uma incrível compatibilidade entre a sua voz e os sons emitidos pelos instrumentos orientais. 

when i'm sixty four é uma letra que exige a palavra inglesa "cute", retrata simplesmente o envelhecer ao lado da pessoa amada com uma instrumental alegre. paul mccartney admite que nesta música não apontava para o seu rock n' roll mas a sua ambição estava direccionada em escrever temas como frank sinatra. lovely rita também de mccartney é uma música feliz que não tem muito que se possa explorar a nível de som (comparativamente com os métodos introduzidos na indústria da música por este álbum).

de seguida, vem a paródia de good morning good morning que foi durante muito tempo o meu despertador (e devo dizer que se pode tornar irritante, mas pelo menos é eficiente). a música é inspirada num anúncio de cereais e numa série chamada "meet the wife", em que john lennon retrata a vida quotidiana britânica. é interessante também o facto de john lennon ter pedido a george martin para utilizar sons "ridículos" como sons de animais, que acabam por completar a música.

sgt pepper's lonely hearts club band (reprise) apresenta.se como a primeira música mas num tempo mais rápido. 

por último, a minha música preferida do álbum, dos beatles e, de toda a música que já foi criada,
a day in the life. 






como george martin diz relativamente a um dos primeiros takes da música "he has a voice that sends shivers down your spine". a música começa com a letra de john lennon, no entanto a música parecia incompleta e john achou que uma música que paul tinha escrito poderia enquadrar.se na música apesar de não serem complementares a níveis líricos. de modo a incorporarem a parte de paul, john e paul pediram a george martin uma orquestra que levasse o som do nada a um climax musical, que ocorre entre 1m45 e 2m17, quase como se se evoluísse de uma harmonia para um caos total.


nota 1: e a artwork do álbum é simplesmente genial e foi completamente único e inovadora para a altura. 

nota 2: uma das minhas importantes sugestões (para além do álbum claro) é que vejam o programa de 1992 "the making of sgt pepper's" que realmente desmistifica e nos ensina como todo o álbum foi criado. 

Sem comentários: