a dangerous method (2011)



a dangerous method
99'

ano: 2011
realizador: david cronenberg
imdb: 7,1













um dos filmes que ansiava ver, cuja ante-estreia nacional ocorreu no lisbon estoril film festival acompanhada do realizador, david cronenberg e, que consequentemente à nossa situação económica (em questão a minha), não me pude deslocar e, fiquei portanto à sua espera de uma ocasião de negócio com a minha parceira dos descontos cinematográficos: a zon. 

à primeira vista, temos um bom realizador (pelo menos a fama tem, eu sinceramente só vi dois filmes e, um deles é o clássico da minha infância, "a mosca"), o excelente actor viggo mortensen, a sra. keira knightley e michael fassbender e, um tópico extremamente interessante, o nascimento da psicoanálise, especialmente a partir da história do doutor jung, do pai da psicanálise, freud e, uma personagem histórica no ramo que desconhecia sabina spielrein. tendo em conta este pacote, decidi ir em frente e maravilhar.me. 

mas tudo isto é uma má perspectiva para começar a ver o filme, pois inicialmente encaramos a personagem de spielrein interpretada por keira knightley, uma jovem diagnosticada com histéria, que é colocada como paciente de dr. jung. (michael fassbender). parece.nos interessante quando o tratamento começa, pois começamos a perceber como o tratamento de psicanálise ocorre e, como vai dilacerando através de conversas as causas das patologias. no entanto, todo este possível ouro ao conhecimento comum, é distorcido pela performance de keira knightley, que parece em todo exagerado, apesar de se compreender que ela figura uma personagem que sofria de histéria. não deixando isto apenas ao meu senso comum decidi ver algumas reviews e, parecia ser da opinião geral o que senti naquele início e, achei que o que melhor explicava esta opinião era um extracto da review do l.a. times: 

"It's unfortunate that "Dangerous Method" begins with Knightley's least convincing moments, her arrival in 1904 at Jung's Burgholzli clinic in Zurich as the 18-year-old Spielrein, screaming, ranting and in the throes of complete hysteria. Knightley certainly throws herself into these scenes, but what we see comes off as an actress acting crazy rather than a character going mad."

no entanto, também vi muitas opiniões com as quais concordei, que ao longo do filme a sua performance melhora. mas, a desilusão não pára por aqui. porque apesar de termos momentos brilhantes, como o primeiro encontro entre dr. jung e freud interpretado excepcionalmente por viggo mortensen (para mim o ponto forte do filme e, o que me motivou foi mesmo a sua personagem...); a história em vez de se concentrar no nascimento na psicanálise e, como esta curou sabine spielrein (que mais tarde tornou.se um dos elementos fulcrais do desenvolvimento desta área), desvia e concentra.se no affair entre dr. jung e esta sua paciente. a partir daqui, cenas de sexo e de "sedução" ocorrem e o filme perde.se em algo que deveria ser o menos importante em todo o filme. 

o filme encontra no entanto um ponto de luz, quando a personagem de otto (vincent cassel) entra como novo paciente de dr. jung e entram em constantes diálogos de refutação das suas perspectivas de como viver com o desejo sexual. 

em conclusão, é pena observar.mos diálogos entre michael fassbender e viggo mortensen e vincent cassel e, até alguns com keira knightley (que no final do filme apresenta um bom papel com bons diálogos) e, ver que existiam tantas possibilidades mais interessantes a serem observadas, contadas e, explicadas ao público a nível histórico e científico e, caiu.se no atentado de "o sexo vende". 

RATING: 3.5/5

Sem comentários: