this is england (2006)


this is england 
110'

país: reino unido
ano: 2006
realizador: shane meadows
imdb: 7,6








no fim deste magnífico filme pudemos ouvir uma cover da famosa "please please let me get what i want" dos britânicos the smiths pelos clayhill, que para mim traduz a mensagem principal do filme:

"see the life i have had can make a good man turn bad."

o filme ocorre no verão de 1983 no reino unido focando-se na história de um rapaz de 12 anos, shaun, cujo pai morreu na guerra de falklands em nome do seu país, na altura governado por margaret tatcher. após uma briga na escola, shaun encontra um grupo de jovens skinheads que decidem convidá-lo para pertencer ao seu grupo. apesar de skinheads, o conceito do grupo consistia mais numa imagem diferenciadora que os unia como um grupo de amigos que simplesmente se encontrava e saía sempre em grupo. no entanto, um elemento antigo do grupo (combo) que tinha estado preso (e, mais velho que todos eles) volta e incita o grupo para que realmente defenda os ideais nacionalistas em vez de serem meros amigos que nada fazem pelo seu país enquanto este é invadido por imigrantes. nesta instância, o grupo divide-se e shaun, vê nos principios nacionalistas, uma maneira de valorizar a morte do seu pai na guerra. 
a história desenrola-se como uma observação dos nacionalistas extremistas nas ruas e pelo extremismo dos seus argumentos, tais como, o roubo de empregos por parte de imigrantes, o facto dos emigrantes puderem usufruir de tudo o que a inglaterra construiu através de guerras combatidas pelos seus compatriotas. 

no entanto, para além do retrato do idealismo nacionalista no reino unido, uma das cenas finais procura ir à origem do problema, do extremismo de pessoas que seguem tais ideias e as concretizam em violência. combo e shaun, são duas personagens excelentemente caracterizadas (especialmente a de shaun) por stephen graham e thomas turgoose, respectivamente; que tentam representar em parte o porquê da existência de pessoas que se tornam cegas por tais ideais (daí a frase que citei da música de the smiths no início). 

mas este filme é mais que uma boa história com um excelente argumento, é uma obra de arte pela sua banda sonora, pelo seu retrato dos ideais a nível de imagem, desde as roupas (especialmente a referência aos doc martin), ao cabelo, às tatuagens, à convivência e as actividades em grupo, que no conjunto com uma filmagem excelente conjugaram-se numa fotografia viciante desde o primeiro segundo. 

RATING: 5/5

Sem comentários: