50/50 (2011)

50/50
100'

ano: 2011
país: u.s.a.
realizador: jonathan levine
imdb: 8.3













um dos filmes dos quais mais tenho esperado por ver, 50/50, o novo filme de joseph gordon-levitt que aborda o tema de cancro da perspectiva de uma pessoa extremamente saudável. o filme centra.se no protagonista adam (joseph gordon-levitt) que descobre que tem cancro e, em como isso afecta as suas relações (amigos e namorada), a si próprio e, de uma maneira evolutiva demonstra o desenvolvimento da sua reacção na descoberta, na quimioterapia e na pré e pós operação. 

visto que a história não se desenrola muito mais do que esta simples plot, para mim este filme tem um problema, que para o cinema de massas até se converte na fórmula mágica de sucesso: o filme está na borderline entre comédia e drama e, na minha opinião isto pode ser negativo porque o processo e mesmo a prestação de joseph tendem para o drama, mas todo o seu contexto descai para uma comédia calma, com o seth rogen a animá.la quando aparece, mas pouco mais. depois de ver joseph em filmes como o "mysterious skin" e, mesmo a sua personagem adam neste filme em alturas que está sozinho, eu só consigo pensar enquanto vejo o filme que é um desperdício do seu talento. 

no entanto, este filme tem o seu quoi de 500 days of summer, incluíndo a sua personagem, mas com no filme com zooey deschanel a personagem de joseph conseguia obter um equilibrio maior através do drama tão exagerado e cute que se tornava em comédia. neste caso, perde.se um pouco isso e se calhar sim, ganha.se uma percepção maior da ruptura entre o protagonista e o seu contexto derivada da doença. 

tendo tudo isto em consideração posso dizer que fiquei em surpresa quando vi que a nota do imdb era 8.3. mas também como disse anteriormente, o filme tem de certa forma a solução de filmes de massas, nem demasiado dramático, nem demasiado parvo, o actor principal tem um bom papel, faz.nos pensar da possibilidade e da cada vez maior presença do cancro como causa de mortes. ficamos tristes, fazem.nos rir, ficamos a pensar no quanto isso poderá acontecer.nos e depois vamos jantar, mudamos de conversa e, lembra.nos do filme se alguma vez nos perguntarem por ele.

p.s.: fica no registo uma cena no princípio de quando adam descobre que tem cancro e vai para casa com a high and dry dos radiohead em modo soundtrack. 

RATING 3.5/5

Sem comentários: