o estado de portugal

"Vivemos num limbo entre um passado glorioso e um futuro incerto, com medo de aspirar a ser alguma coisa, escondendo-nos atrás de uma capa esquartejada e negra que vestimos, na esperança da divina protecção e do milagre da prosperidade.
Trabalha-se menos quando é preciso trabalhar mais, pede-se quando não se dá, destrói-se quando não se constrói, espera-se que tudo mude quando nada se faz para mudar, corta-se onde dói menos e acrescenta-se onde não é preciso.
Por vezes, sinto-me rodeado de um mundo demasiado negro. Estou cansado de só ouvir falar de defeitos, daquilo que não temos, daquilo que não somos ou, pior, daquilo que já  fomos e daquilo que poderíamos ter sido. Impera o pessimismo,  que é bem aceite pela sociedade e visto como uma forma sensata de encarar a realidade do país. Ser pessimista é ser português, é ter os pés assentes na terra de um país infértil e impróspero, onde os mais espertos se safam, de onde os mais inteligentes fogem e onde os mais importantes se calam."

by Carlos Coelho em Portugal Emoísta .

"O real politik tornou-se um programa barato da TVI com shares altíssimos devido ao seu populismo, a sociedade portuguesa está apagada por toda a sua cultura de pobre bom vivant, coitado que não se ergue do ermo, ciclo de miséria intelectual rodeada de greves sem real proveito, novelas, futebol, reality shows deprimentes, centros comerciais e cafés. Gerações indignadas e à rasca, uns porque não conseguem furtar tanto quanto as figuras da nação outros porque os pais estão a ficar sem dinheiro para os sustentar. Não podemos exigir uma mudança de cima, mas sim uma mudança da base para o topo, apesar de ser contra esta hierarquia vertical, só assim ela se pode desmoronar. Não temos que exigir nada porque muito do que nos exigem nunca demos, chamem-me estadista, ou apenas defensor do estado mas olhemo-nos ao espelho."

by Ricardo Ribeiro em Ponta Solta .



Sendo este um tópico que irei estudar nos próximos meses, achei importante dar um ar da sua graça aqui no blog. penso que para além do tópico ser extremamente importante para mim como politics friendly , considero importante para qualquer português pensar na situação que estamos e no quanto não são apenas os políticos que têm de mudar. como jovem estudante e ainda dependente dos meus pais, talvez seja um luxo pensar da forma que penso, mas por comparação a outras culturas e estando presente a crise mais que social do que económica em que estamos, penso que é importante reflectir, não só no que está a acontecer, mas no porquê de estar a acontecer e no que podemos mudar por nós próprios, quer seja por cepticismo quanto ao governo, mas também por consciência individual do papel de cidadão e de principal intercedente na nossa própria vida. 
se temos a capacidade de união quando a finlândia diz A ou B, ou mesmo quando a moody's nos baixa o rating e, ninguém sabe bem o que isso significa, também devemos saber unir-nos para lutar por um país e por uma vida melhor. e, por lutar por vida melhor tem que se entender que isto não é sinónimo de greve.



o povo em coimbra


temos que interiorizar que a união não deve ser apenas reactiva, tem que ser construtiva. 

Sem comentários: