film festivals season - lisboa

Festival de cinema francês

La voyage dans la lune - é apresentado o primeiro filme de ficção científica da história do cinema em tom melancólico, criando um paralelismo entre o cinema actual e as técnicas utilizadas nesta curta, inovadoras na altura em que foi produzido. Após o restauro do filme, este foi apresentado no festival de cannes este ano e, a banda sonora é nada mais nada menos, que produzida pelos Air.

De vrais mensonges - como ficaria um festival francês vazio sem ela, audrey tatou aparece no seu filme recente, que felizmente ou não, já vi a sua primeira hora e não foi um filme que me tenha puxado, mas audrey tatou merece um investimento mais profundo que uma visão superficial, mesmo que venha na categoria de "comédia romântica".

Le nom des gens - a título pessoal, apresento a minha curiosidade relativamente a este filme, não por actores ou realizadores, mas por trazer a temática de activismo política que me aguça sempre o desejo, especialmente quando é apresentado do ponto de vista feminino.

Elle s'appelait sarah - depois de ter visto kirstin scott thomas em registo francês em il y a longtemps que je t'aime fico extremamente curiosa em espreitar este filme.

Demain? - sem qualquer expectativas ou feelings quanto a este filme, visto ser a ante-estreia mundial achei por bem mencionar nesta lista.

La dolce vita - o clássico de fellini e do cinema que eu ainda não vi. e para os fãs de cinema, que ainda não viram, porque não?

La petite jerusalem - um filme, que já tinha na minha watchlist há um ano e, que decidiu materializar-se para o festival de cinema francês para me levar finalmente à sua visualização. o filme centra-se numa jovem criada nos subúrbios numa população judaica de paris e, que através do seu estudo em Filosofia começa a questionar-se sobre a sua educação religiosa ortodoxa.

Home - um filme bastante badalado quando saiu, que infelizmente ainda não tive a oportunidade de ver!

Le dernier vol - a dupla marion cotillard e guillaume canet, ponto. no arguments needed.

DocLisboa

Secção Heartbeat

George harrison: living in the material world - porquê explicar?

Monterey pop - documentário sobre um dos primeiros grandes festivais de música, por onde passaram jimmi hendrix e janis joplin, por exemplo.


Lisbon & Estoril film festival

Melancholia - diria que é provavelmente o filme mais esperado deste outono, desde o polémico realizador lars von trier com a sua expulsão de cannes, com a extremamente talentosa e uma das (senão a) minhas actrizes preferidas, charlotte gainsbourg e a bela e cativante kirsten dunst.

That summer - tem o louis garrel, por isso nem me dei ao trabalho de investigar a plot. Com toda a certeza vou adorar o filme.

Restless - o último filme de gus van sant, either you like it or not, it's a must see.

The skin i live in - o mesmo que disse para os últimos três, "bis".

The ides of march - o filme que juntamente com melancholia, tenho andado em modo de ansiedade absoluta para ver. realizado por george clooney, protagonizado pelo menos e por ryan gosling, que já nos habituou a filmes de qualidade excelente (para além do notebook, claro), paul giamatti, um dos meus actores preferidos (como já proclamei por aqui anteriormente), e evan rachel wood, que de vez em quando faz um filme marcante, mas que é sempre aliciante.

Sem comentários: