a controvérsia de valladolid




a controvérsia de valladolid
comuna - teatro de pesquisa



em cena: 10 de maio a 17 de junho
preço único: 5€
protagonistas: carlos paulo, virgílio castelo e álvaro correia










a controvérsia de valladolid é uma peça que é contextualizada no período de conquista do novo mundo por parte dos espanhóis e pretende focar.se nos direitos humanos e a relação colonizador-colonizado e o seu impacto político, social, espiritual e religioso. 

de modo a focalizar estes temas, a peça retrata um debate organizado pela igreja católica num convento em valladolid, que pretendia obter uma conclusão relativamente ao estatuto dos índios na sociedade: se teriam uma posição igual aos espanhóis como seres humanos e se estes deveriam continuar como escravos ou serem livres. 

a controvérsia é maioritariamente geradas pelos representantes de cada um dos lados: apoiando a libertação e a igualdade dos índios, frei bartolomeu de las casas; e do lado oposto, o filósofo juan gines sepúlveda que apoia as suas convicções na obra de aristóteles. este debate permite não só termos uma análise profunda dos dois lados, tal como ver um confronto entre a humanidade e a racionalidade. relativamente à ultima dicotomia, é bastante relevante observar a evolução da nossa racionalidade a par das nossas normas religiosas e sociais. 

é sem dúvida uma peça interessante, que não só nos permite relacionar com a nossa história colonizadora, tal como a evolução das práticas de direitos humanos e igualdade.



uma boa sugestão para o final do dia ou para uma tarde de domingo ao preço simbólico de 5€.


mais informação


Sem comentários: