aung san suu kyi

ao longo do tempo, fui.me tornando cada vez mais viciada em tudo o que é filmes, especialmente nos que retratam histórias verídicas, ou funcionam como espelhos do que acontece, mesmo que não venham com o selo de "isto aconteceu mesmo". devido a esse meu fascínio, dou supremacia a documentários (apesar de escolher a dedo, os tópicos em questão) e alejando gonzález iñarritu, tornou.se o meu realizador preferido. mas o que me levou a estas escolhas não é a intelectualidade, mas a preguiça. os documentários são quase uma conversa que se tem no bar, enquanto se bebe uma cerveja, são conversas sobre coisas reais, mesmo que sejam tão brutais e se tornem apenas paralelos espaciais às nossas conversas banais. não vêem em formato de livro, que nos cansa a vista e o cérebro com pormenores, que gastamos pestanas a tentar imaginar na nossa cabeça.

tudo isto para sustentar a questão de: querem saber história e o que se passa no mundo, mas as notícias são demasiados iguais e os livros demasiado chatos? vejam um documentário.

tendo isto em consideração, venho sugerir um documentário sobre aung san suu kyi, que quem não conhecer pelo nome, que é sempre o meu caso, reconheço sempre o seu rosto:




em 1991 foi presenteada com o prémio nobel da paz pela sua luta pacífica pelos direitos humanos e pela democracia na birmânia. hoje na rtp1 às 20h57 irá passar um documentário sobre a sua vida e as suas lutas para atingir o seu objectivo.





Sem comentários: