submarine (2011)





álbum da semana


alex turner
submarine (2011)


1. stuck on the puzzle (intro)
2. hiding tonight
3. glass in the park
4. it's hard to get around the wind
5. stuck on the puzzle
6. piledriver waltz











submarine, submarine. não vivemos todos num yellow submarine, mas todos mergulhamos na melancolia e nostalgia ao ouvir o submarine que alex turner apresenta como banda sonora do filme homónimo. distanciando.se dos eléctricos arctic monkeys e da energia de last shadow puppets, alex turner apresenta o seu primeiro álbum/ep a solo quase em jeito de prelúdio para o que viria a ser para mim o melhor álbum de arctic monkeys: suck it and see. submarine apresenta seis músicas, extremamente viciantes, que vão além de meras músicas de fundo de um filme. 

o filme começa com a stuck on the puzzle, versão introdução, que são 54 segundos de arrepio total, com notas simples e a voz de alex turner em tom intimista. curiosamente, é a minha faixa preferida apesar de ser uma mera introdução, é talvez a mais intensa. 

segue.se hiding tonight, em tom moderadamente animado e adolescente, relembrando a cena do filme, de momentos, snapshots e corridas, no meio de toda a nostalgia do primeiro amor.
glass in the park junta.se em tom mais melancólico, com uma instrumental que apenas ajuda a ritmar o protagonismo da voz de alex. em it's hard to get around the wind, é a aliança única entre a voz e a guitarra, quase em tom de serenata. 

stuck on the puzzle rompe com a bateria, como a música mais ritmada de submarine, alex introduz.nos a cenários da história e, derrete.nos completamente com a sua voz e com o ritmo tão diferente da melancolia até agora apresentada. 

por último, a música que foi reeditada para o álbum suck it and see, piledriver waltz, que na minha opinião está muito melhor nesta versão, mais simples, menos ritmada e mexida, mas mantendo na mesma o encanto da música e da sua frase que me viciou durante tempos e tempos:

you look like you have been for breakfast at the heartbreak hotel.

por fim, deixo aqui a playlist do youtube com o álbum integral, para que possam ceder apenas 20 minutos a ouvir este contador de histórias. 





Sem comentários: