deambulando por: londres



camden town: the las vegas of food


las vegas of food



camden town é um mundo e, mais que um mundo, é um mundo à parte. tanto que este post será uma das versatilidades que esta parte da cidade de londres tem para dar a quem visite (devo admitir de apesar de ter passado muitas horas em camden town, tenho a certeza que ainda há umas quantas coisas que convinha descobrir). 

gastronomia. e, como já o título enunciou, entrar em certas zonas do mercado de camden é como entrar numa espécie de las vegas da comida, como podemos ver na fotografia. as pequenas ruelas formadas apenas como derivação do planeamento de barracas de alimentação, estão cobertas de sinais coloridos com letras gigantes a promover os preços que, sendo eu "sovina" como sou, admito que se traduzem num dos meus low cost hot spots que integram a minha rota gastronómica. mas o preço e a grande oferta não surgem como o ponto forte da minha perspectiva, sem dúvida o trunfo é a diversidade. é algo que aprecio em londres e, que em lisboa sinto que faz falta, gastronomia internacional, além da típica chinesa. claro que em lisboa é possível encontrar algumas cozinhas, mas é quase como procurar uma agulha num palheiro senão for gastronomia chinesa ou japonesa e, quando se encontra a tal agulha, o preço não garante a visita de todo o tipo de bolso. 

camden sacia o bolso e a gula. podemos encontrar a óbvia china com os seus preços competitivos; a índia, com diversos tipos de pratos que se podem misturar numa só dose; o méxico, em que algumas bancadas expõem os pratos finais na bancada para facilitar a escolha e tentar a gula dos visitantes; o brasil, no entanto sem as carnes a que estamos habituados e que tanto adoramos e, muitas vezes estando a vender churros, algo que na minha opinião é estranho, considerando as nossas queridas bancadas de feiras portuguesas; a jamaica, com a sua jerk chicken, uma galinha bastante picante mas que é a estrela de qualquer bancada do país; marrocos, com pratos não muito diferentes da índia na minha opinião, no entanto com menos utilização de especiarias; a turquia, com os seus kebabs sempre presentes, mas devo admitir que como fã desta gastronomia, faltava bastante oferta; a nossa vizinha espanha, com as suas paellas e chouriços; de inglaterra, o fish and chips por esta zona é escasso, mas penso que se encontra esporadicamente as jacket potatoes; e, a cozinha libanesa que foi uma surpresa encontrar (tal como do ghana em portobello market), mas que não consegui apurar as suas mascotes e por isso não sei realmente descrever no que consiste. 

já mencionei os preços acessíveis, mas o importante é proceder à quantificação e comparação. neste mercado, consiste tudo em comida apresentada em barracas, o que se traduz no importante factor de redução de preço. no centro de londres é preciso ter cuidado e atenção, pois em grande parte dos sítios o take away e o stay in têm preços diferentes e pode fazer diferença ao bolso dos turistas mais desprevenidos. a variação de preços das barracas diria que fica entre as 2 e 8 libras, sendo que a maioria se situa entre as 4 e 6 libras por prato. estes preços são bastante baratos considerando que no centro da cidade, consegue.se encontrar algumas "tascas" de fish and chips ou kebabs que tenham refeições por 7 libras, mas restaurantes é quase impossível encontrar uma refeição por menos de 10-15 libras. no entanto, no centro china town oferece refeições entre as 7 e 15 libras e, por acaso encontrei em convent garden uma pizza hut com o unlimited buffet que nós também temos por cá, a 7 libras nos almoços durante a semana.

*

provavelmente "deambulando por..." irá tornar.se uma rubrica constante no blog, no entanto, só poderei contar com as experiências que já tive, o que poderá fazer com que não se torne numa rubrica muita extensa e regular. nevertheless, penso que é importante partilhar os special spots que encontramos, porque por vezes são detalhes que ao olho do turista escapam, pela própria definição de ser turista. os posts destes special spots poderão ser encontrados na página sítios ordenados por país. 

Sem comentários: